Itaqui na Rede

Argentina apresenta nova alternativa para viabilizar construção da ponte Itaqui/Alvear

Com a proximidade do término do prazo de concessão, de 25 anos, de exploração dos serviços da Ponte da Integração São Borja-Santo Tomé, pelo consórcio empresarial Mercovia, que termina em 29 de agosto de 2021, autoridades brasileiras e argentinas estudam os moldes de renovação, ou então nova licitação ou transferência direta de administração do Complexo pelos governos do Brasil e da Argentina.

Em qualquer uma das formas de exploração, autoridades do lado argentino estudam a inclusão de uma cláusula contratual ao concessionário da iniciativa privada, este que deverá se comprometer em construir mais duas pontes na Fronteira Oeste. Uma dela seria em Itaqui e a segunda em Uruguaiana, esta se justifica para desafogar a principal via de ligação logística do Mercosul.

A notícia foi transmitida ao Executivo de Itaqui durante visita do consul argentino em Uruguaiana, Ricardo Di Lelle na semana passada. O assunto deverá ser tratado nas reuniões da Comissão Mista-Argentina Brasil (Comab), que reúne representantes dos dois países através dos ministérios dos Transportes, Agricultura e Saúde, Receita Federal, Polícia Federal e Itamaraty, entre outros órgãos. Nesta quarta-feira, 17, o prefeito Jarbas Martini terá reunião com o intendente Miguel Ángel Salvarredy , na intendência em Alvear.

Jarbas apresentará o projeto da ponte, elaborado há anos e que poderá servir de parâmetros de estudos e viabilidade. O próximo encontro sobre a mesma pauta será com o governador da província de Corrientes, Gustavo Valdés, com data que será marcada em breve, em Itaqui ou Corrientes. Antes Valdés será recebido pelo governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, no dia 25 de abril.

Convite

Durante a visita no gabinete com o assessor jurídico Nardo Alceu Marques, recebeu o convite de Ricardo Di Lelle, para a administração municipal participar da Câmara Empresarial de Serviços da Fronteira Argentina . O evento acontece dia 24 de abril, 17h 45min., no Clube Comercial em Uruguaiana. Logo após será inaugurada uma mostra comercial e industrial de serviços e turismo das províncias de Corrientes e Entre Rios.

Fonte: PMI