Itaqui na Rede

Unificação da chama do município e do Estado abre a programação da fazenda hospedeira Piquete Duas Palmas

A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer deu início aos festejos farroupilha no domingo, 8 de setembro com a solenidade de unificação das duas chamas hospedadas no Piquete Duas Palmas: do município de Itaqui e do Estado do Rio Grande do Sul, esta conduzida desde a cidade de Tenente Portela.

O evento contou com a participação do prefeito Jarbas Martini, representado pelo secretário de Administração Igor Ardais, presidente da Câmara de Vereadores Clóvis Ravaroto Correa, vereadora Queli Ferreira, comitiva de Santo Thomé e Alvear/Argentina, entre outras autoridades e representantes das entidades tradicionalistas.

Neste ano, o anfitrião é o CTG Rincão da Cruz que concentrou a programação interna em parceria com Piquete Duas Palmas do patrão José Mario dos Santos (Nego do Brasil), que começou na sexta-feira, 06, com provas campeiras, bailes, pratos típicos, até quarta-feira, 11 de setembro, quando acontece a transferência da chama crioula para o candeeiro da 39ª condução que percorre a patas de cavalos, 97 quilômetros até Itaqui, na quarta-feira, 14.

Provas Campeiras

Durante o trajeto a comitiva fará três pousos e paradas para almoço: 11 de setembro, Tapera do Coqueiro, 15 k, 12 de setembro, Sede Campeira de Maçambará, 25 km, 13 de setembro, Cabanha Ñanderú, 26 km, de onde segue até a cidade, por mais 28 km.

Próximo hospedeiro é Fazenda São José de Augusto Vargas Borda, 35 km distantes da sede, tendo por anfitrião em 2020 é o CTG Cristovão P. de Abreu.