Itaqui na Rede

Exércitos de Itaqui e Santa Maria Serão Equipados Com Novos Blindados.

O Ministério da Defesa negociou a compra de um lote de 32 veículos 4×4 do Exército Italiano blindados para reforçar as missões do Exército Brasileiro. Trata-se do novo Iveco LMV Blindado, com capacidade de transportar 5 militares, totalmente equipados, com mochilas, armamentos e equipamentos pessoais que custou em torno de 550 milhões de Reais.

O novo veículo substituirá a Márrua nos combates de frente, conhecido como a equipe de adestramento do terreno e comunicação GE.

O Governo da Defesa adquiriu os veículos, que chegarão no dia 31 de Dezembro e serão distribuídos com prazo de 12 meses para as cidades do Rio de Janeiro (16), São Paulo (6), Santa Maria (6) e Itaqui (4).

A destinação para o Sul do país é para que fiquem próximos ao Centro de Instrução de Blindados, caso de Santa Maria, onde ocorrem experimentos e desenvolvimentos de novas doutrinas com unidades blindadas e Itaqui que possui proximidade geográfica com o Centro de Instrução e Treinamentos para Blindados.

É interessante lembrar que o 1ºRC Mec foi pioneiro no emprego da família Cascavel/Urutu no Exército, sendo o primeiro regimento a receber dotação completa dessas unidades em 1977.

Fonte: Guilherme Poggio