Itaqui na Rede

Fatos Breves do “Itaqui Já Teve” – Capitulo 01

O Itaquiense é saudoso por natureza, por isso convidamos você Itaquiense para realizar uma viagem ao Itaqui de “Outrora“, vamos descobrir um pouquinho de nossa história perdida pelas linhas e paginas do tempo que já não voltam mais. vamos juntos descobrir os fragmentos perdidos de nossa história.

Nota Pitoresca:

O”Jornal de Itaqui“, em sua edição numero 145 de 23 de julho de 1919, veiculava esta notável e pitoresca nota:”Por ter se quebrado uma das rodas da locomotiva, deixou de seguir hoje o trem de São Borja. O chefe da estação desta cidade telefonou para Uruguaiana pedindo providência. Até que venha…esperamos…”.


Combate no Rincão da Cruz

Durante, a Guerra dos Farrapos, a 17 de janeiro de 1841, travou-se um combate no Rincão da Cruz, em que o republicano Jacinto Guedes da Luz, desbarafou as forças de José dos Santos Loureiro, que ficou aprisionado, junto com mais 100 camaradas.


Fundação do Clube Caixeiral

O Clube Caixeiral de Itaqui foi fundado com o nome de “Clube 20 de setembro“, no dia 20-09-1935, e o seu primeiro presidente foi o saudoso Debéco Fernandes Lima, o seu “Bequinho“.


A primeira fabrica de Sabão do Rio Grande so Sul

A primeira fabrica de Sabão do Rio Grande so Sul, foi implantada em Itaqui, no século passado, funcionando num casarão, hoje em ruínas, entre as ruas Visconde do Mauá e Antonio Netto.


Primeira Turma Diplomada de Datilografia em Itaqui

Em 17 de Janeiro de 1941, era diplomada em nossa cidade, a primeira turma de alunos formados pela então Escola Remengton de Datilografia, dirigida pela professora itaquiense Dilema Dellamora Degrazia.


Primeiro Táxi em Itaqui

O primeiro táxi de luxo a operar em Itaqui, foi uma automóvel Ford V8 todo fechado, que pertenceu ao saudoso David Flain, por volta de 1939, na época denominado “carro de aluguel“.


Defuntos votavam nas Eleições???

Até 1927 os “DEFUNTOS VOTAVAM?“Prevalecia a ideia da família ou seja, a sua tradição politica,
Votava-se em Borges de Medeiros ou Assis Brasil, nas eleições do Rio Grande do Sul. AS pessoas eram chamadas na mesa e tinham que dizer em quem votavam. O chefe da família, mesmo depois de morto, representado por um membro da família, ainda tinha direito ao voto.


Primeira Expofeira em Itaqui

No ano de 1952, realizava-se em Itaqui, a Primeira Exposição Rural da 8° Zona, quando o saudoso Dr. Sany Fontoura Silva era presidente da Associação Rural de Itaqui, hoje transformada em Sindicato Rural.


Sardinhas Marca Coqueiro

A fabrica de Sardinhas marca”COQUEIRO“, uma das mais famosas do mundo, com sua sede no Rio de Janeiro foi de propriedade do saudoso itaquiense Jaime Tarragô.


1º Aviador Itaquiense a Receber o Brevê de Piloto

O primeiro aviador civil itaquiense a receber o brevê de piloto, foi o falecido cidadão Odil Fernandes de Almeida, que o recebeu das mãos do então Presidente da República, Getúlio Vargas, na Semana da Asa de 1939, no aeródromo do Rio de Janeiro.


O Primeiro CTG de ITAQUI

O Extinto CTG Bento Gonçalves foi o primeiro Centro de Tradições gauchas fundado em Itaqui Na década de 1950, por um grupo de tradicionalista dentre eles o ex-prefeito Lídio Carneiro da Silva.


Davi Canabarro era dono de Terrenos em ITAQUI

Segundo Historiadores, o general David Canabarro, um dos lideres da Revolução Farroupilha de 1835, possuía terrenos de sua propriedade, em Itaqui, mas não se sabe precisar o local certo desses terrenos.


O Primeiro Ônibus de Itaqui

O 1º Ônibus a trafegar em Itaqui, fazia parte da frota de viaturas do então 1ºRCI (hoje 1ºRC MEC) quando aqui chegava em 1943 para guarnecer nossa cidade e aqui permanecer com guarnição federal. A unidade recebeu o carinho e a simpatia do povo itaquiense que até os dias de hoje a tem como uma das mais gloriosas unidades nacionais.


A Primeira Rádio de Itaqui

A extinta Rádio Itaqui Ltda, foi ao ar pela primeira vez, no dia 06 de dezembro de 1958, por ocasião do 1º Centenário de Itaqui, e a música rodada foi a inesquecível marchinha “Tai” , de Carmem Miranda.


Matéria: Paulinho Rocha