Prefeitura garante merenda escolar de qualidade para 4 mil alunos.

Prefeitura Municipal de Itaqui, através da Secretaria de Educação, fornece merenda escolar de qualidade nas escolas do município e tem por objetivo contribuir para a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio de refeições que cubram as necessidades nutricionais de aproximadamente quatro mil alunos durante o período letivo.

Os cardápios são elaborados pelas nutricionistas Marilei Bertão Schiavo, Paula Piecha Morosi, Elisandra Aranda Gavião e Elenara Meus, responsáveis pela execução do Programa Nacional da Alimentação Escolar, planejados de acordo com a faixa etária e necessidades energéticas dos alunos. Os gêneros alimentícios que compõem o cardápio são alimentos básicos e saudáveis, tendo em vista que, alimentos da agricultura familiar são priorizados.

Nas escolas de educação infantil são oferecidas quatro refeições diárias distribuídas nos dois turnos, ou seja, café da manhã, almoço, lanche e janta, sendo possível aos pais, conhecer o cardápio do dia. Nas Escolas de Ensino Fundamental, desde o ano de 2018 foi dado início a um projeto piloto de inserção de duas refeições ao invés de uma por turno, com o fornecimento de um lanche a mais da refeição principal. O projeto foi iniciado pela escola José Gonçalves da luz e atualmente já foi expandido para mais seis escolas do ensino fundamental. Futuramente pretende-se estender as demais escolas onde é oferecida uma refeição por turno.