Itaqui na Rede

Prefeitura de Itaqui investe em aparelho de cardiotocografia.

A Prefeitura de Itaqui através da Secretaria de Saúde adquiriu cardiotocógrafo instalado no Centro de Saúde para realizar exame da saúde do bebê, em situação normal ou de alto risco. A aquisição foi realizada através de recurso do Programa Rede Cegonha- Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Criança.

O novo aparelho permite ao profissional acompanhar os batimentos cardíacos fetal e as contrações uterinas, incluindo avaliações pós datismo. Portanto, após 40 semanas de gestação, as pacientes devem ser orientadas a procurar o Centro de Saúde, das 8 às 10 horas (após tomar café da manhã, nunca em jejum) para realizar avaliações de cardiotocografia com a Dra. Kátia Freier com suporte da enfermeira Lidiane Almeida Aguirre.

A secretária da Saúde Isolaine Cardoso está satisfeita com mais uma conquista da secretaria que disponibiliza um equipamento de suma importância as gestantes e a saúde do bebê com exames não invasivos. “O diagnóstico fetal de forma precisa é mais uma ferramenta de qualidade e confiabilidade aos pediatras e obstetras e também contribui na humanização do atendimento da saúde da mulher e da criança”, concluiu.

Exame- Alcione Garcia, grávida de 38 semanas confere a cardiotocografia da menina Lara, nome escolhido pela mãe.