Teatro Prezewodowiski de Onde Saiu esse Nome?

 Teatro Prezewodowiski

Você sabia que 80% dos Itaquienses não sabem escrever o nome de nosso teatro???  Imagine saber de onde seu nome saiu. Vamos descobrir agora em uma viagem pelas páginas de nossa história, a origem do nome de um dos teatros mais lindos da AMÉRICA LATINA.

Foto Postal de 1911 – Teatro Prezewodowiski

História.

Itaqui foi o porto fluvial escolhido como base de uma flotilha da nossa Marinha de Guerra, no Alto Uruguai, no último quartel do Século XIX. Muitos nomes ilustres da nossa Armada passaram por ali.

Vinham os jovens oficiais, apenas saídos da Escola Naval e, quase sempre desposavam as meninas itaquienses.   A sociedade local beneficiou-se, em muito, desse convívio, sendo, na época, talvez, a nossa cidade a única do Rio Grande do Sul com um nível social e cultural de alto porte.

Itaqui, fechado numa bolsa geográfica da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, era como um departamento estanque, sem meios de comunicação e transporte, sem rodovias e com uma precaría estrada de ferro, circunstâncias que o isolavam da comunhão rio-grandense. Sua vida, no que tangia à cultura, teatro, música, modas, livros, era um reflexo de Buenos Aires, centro máximo da civilização sul-americana da época. Daí, então, o nível social e cultural de nossa terra.

A juventude da cidade afluía ao quartel ou ao Arsenal, de onde a carreira brilhante de muitos itaquienses na vida das armas brasileiras.

Fato Inusitado que Eternizou Prezewodowiski.

A flotilha obedecia ao comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Prezewodowiski quando o médico de bordo da nossa Armada visitou a cidade argentina de Alvear.  Um incidente de menos monta, em que se viu envolvido o médico, na Alfândega Correntina, provocou a violência das autoridades do país, que prenderam, incomunicável, o oficial brasileiro, portando o uniforme da nossa Marinha de Guerra.   Prezewodowiski recebeu a notícia com desagrado e solicitou às autoridades da Alfândega de Alvear, explicações. Não lhe deram resposta.

Exigiu a devolução do médico a Itaqui, com a nota da ocorrência, para a punição, se necessária ou imperativa.   Não lhe deram resposta. Prezewodowiski não vacilou: mandou levantar ferros na návea capitânia e ancorou toda a flotilha brasileira em águas argentinas.

Foto Postal de 1930 – Teatro Prezewodowiski

Já não solicitou mais satisfações; exigiu a devolução do oficial brasileiro.

Também o silêncio foi a resposta. Prezewodowiski mandou que a canhoneira nacional disparasse, por cima da cidade de Alvear, três tiros de advertência. Imediatamente, em toda a cidade flabelaram panos brancos. Prezewodowiski esperou.    E logo depois, numa lancha oficial, o médico brasileiro era entregue ao escaler da nossa Armada.

Prezewodowiski mandou que a Banda Naval, no tombadilho, executasse o Hino Brasileiro e, isso, dentro das águas argentinas.

Teatro Prezewodowiski – Antes de Sua Restauração.

Duas horas após, os portos eram fechados, de lado á lado, e ambos os governos trocavam notas diplomáticas.

História do Teatro.

 Construído em 1883 e cujo batismo é uma homenagem ao capitão-tenente Estanislao Prezewodowski, da Marinha Brasileira, baiano que tomou parte na Guerra do Paraguai, e, especialmente, na batalha de Riachuelo.    Situada num entroncamento que a favorecia, recebendo grupos teatrais e musicais da Argentina e do Uruguai e, mais tarde, inclusive da Europa, Itaqui logo distinguiu-se como importante praça cultural, resultando daí a decisão de construção de seu teatro.
Até 1928, havia uma Sociedade Anônima Teatro Prezewodowiski que respondia pela administração e manutenção do teatro. Depois, houve a decadência. O prefeito Lydio Carneiro da Silva, em 1974, deu início às obras de reconstrução do prédio, cujas paredes ameaçavam ruir.

Muitas administrações depois, o prefeito José Silas Dubal Goulart, novamente administrador municipal neste momento, inaugurou a obra, que teve apoio dos governos estadual e federal em sua reconstrução.

O Teatro Prezewodowiski é uma verdadeira preciosidade. Lembra em tudo o Theatro São Pedro, ainda que em diminutas dimensões. Sua forração básica é de madeira, abrigando cerca de 300 espectadores.

Espetáculos de música de câmara e de teatro dispensam qualquer aparelhagem de som, os técnicos que o reconstruíram tinham pouca experiência no campo, mas, a partir daquela obra, tornaram-se referência nacional e continental.

Hoje em dia, qualquer obra semelhante busca em Itaqui os homens que vão recuperar gambiarras, pesos e amarraduras para o palco. Além do mais, a prefeitura fez construir um prédio anexo, com salas para escola e ensaios, além de camarins para os artistas que ali se apresentam.

Reinaugurado em 1992, o Teatro Prezewodowiski justifica o orgulho que a comunidade nutre por ele.   O teatro atende aos mais diferentes gostos, garantindo a formação de novas plateias, especialmente entre os jovens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *